xok:

agora... adentre: entre: se toque, se pop, se top, me provoque!

9.12.10

SIM:NÃO:TALVEZ: ESTRÉIA O9 DE DEZEMBRO!

DANÇA

Paixão em movimento

 

 

 Clique para Ampliar



Em "Sim: Não: Talvez", a dança ocorre tanto no vídeo como ao vivo em cenários que vão se transformando por meio de instalações
9/12/2010
Baseado em texto do dramaturgo Ricardo Guilherme, o espetáculo "Sim: Não: Talvez", da Artelaria Produções, faz sua segunda apresentação hoje
A paixão como criação da imagem, em sintonia com o teatro, a dança e a vídeo-dança. O espetáculo "Sim: Não: Talvez (Uma Doc-Dança Sobre o Barravento ou a Devastação da Calma)", que estreou na última terça-feira, é um convite às escolhas. Como na vida. Com as questões: "Quando as paixões começam? Quando o amor canta suas melodias e colore o mundo? Qual o ponto de vista dos enamorados?" é que se faz um percurso em direção à "Memória do Corpo".

"O público pode transitar pelo espaço, trocar de lugar, sabendo que assim fecha a porta pra outras apresentações", explica o coreógrafo Paulo José, responsável pelo núcleo Doc-Dança da Artelaria Produções.

A dança ocorre tanto no vídeo como ao vivo em cenários que vão se transformando por meio das instalações. Pode ser alguém que dança com a imagem de si mesmo e de outra pessoa ou ainda com palavras escritas e desenhos feitos à mão. "A iluminação também é manipulada pelos bailarinos, a gente literalmente ´desenha´ com a luz, ao vivo. Faz parte da coreografia e é tudo bem marcado".

Com uma hora de espetáculo e seis bailarinos em cena, a apresentação marca a parceria entre Paulo José e o dramaturgo Ricardo Guilherme. Após do espetáculo "Depois do fim", um monólogo escrito por Ricardo sobre o final das relações amorosas, o coreógrafo agora resolveu se pautar pelo inverso. "Queria falar sobre antes do fim, quando tudo ainda é lindo. Então, a gente foi ´se paquerando´ sobre tema até que ele entregou o texto em 2007", conta o bailarino.

Diferente do anterior, desta vez o coreógrafo não queria se pautar pelo monólogo. Assim é que formou um coletivo com o qual primeiro apresentou Estudo sobre Cinderela e depois "Sólidos e Frágeis". Tudo com o intuito de desenvolver mais o texto para a apresentação de "Sim: Não: Talvez". "A partir do prêmio Funarte Klauss Viana de 2009, a gente passou a trabalhar como queria. Desde 2001, danço, mas nunca tinha tido a oportunidade de ter o material de trabalho como figurino e cenário prontos antecipadamente. Por isso o prêmio foi fundamental", conta.

Possibilidades
A partir de três moldes ou partes, o espetáculo permite possibilidades diferentes de acordo com as situações. "É como se o texto se repetisse três vezes com mudanças de palavras, soluções tomadas, experiências", explica. "As falas são outro ponto fundamental, porque a gente não dança com música, mas com a própria palavra, que também é um movimento do corpo", esclarece.

Exceção para a música "Acontece", de Cartola, executada ao vivo, em rabeca, violino e canto. Além de Paulo José, integram o espetáculo os bailarinos Alexssandro Pereira, Fabiano Veríssimo, Fátima Muniz, Gerlane Pereira e João Paulo Barros.

O Artelaria Produções surgiu em 2003 por iniciativa de ex-alunos do curso de Artes Dramáticas da Universidade Federal do Ceará, que viajavam pelo interior do Estado ministrando aulas e apresentando espetáculos. Em 2006, o grupo foi criado e hoje é formado por quatro núcleos: contação de histórias, sapateado, circo e doc-dança.

"Desde 2008, estamos no Alpendre, um espaço que conhecemos e ainda podemos ensaiar. Como não pagamos palco, não cobramos nada do público. A única exigência é que façam a reserva antes".

MAIS INFORMAÇÕES
Espetáculo "Sim : Não: Talvez (Uma Doc-Dança sobre o barravento ou a devastação da calma)", no Alpendre (Rua José Avelino, em frente ao Reggae Club). Hoje e nos dias 14 e 16, sempre às 19 horas. Entrada franca mediante reserva. Contato: (85) 8868.7774/ 8794.7302/ 8851.5453

SÍRIA MAPURUNGAREPÓRTER

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=898834http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=898834

Nenhum comentário: